TUDO PRONTO PARA AÇÃO DO DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CANCER

Diversas ações de conscientização, dicas, avaliações preventivas: assim deve ser marcada a manhã desta quinta (05), no Centro de Oncologia da APAMI (Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância). É que toda a equipe da unidade de saúde vai estar engajada na iniciativa que visa lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer (08 de abril).

A partir das 8h, quem for ao local vai ter acesso a dicas de nutrição, receber panfletos educativos, verificar exposição de fotos e no caso das mulheres, as que se inscreveram com antecedência – no total de cem – deverão participar do exame preventivo. A iniciativa do Centro de Oncologia tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e vai contar também com a participação de alunos dos curso de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

“A ideia é promover a saúde de maneira a incentivar as pessoas a realizarem exames preventivos, desenvolverem hábitos saudáveis, terem cuidados com a alimentação, tudo isso para que haja um esforço conjunto na prevenção e no combate ao câncer”, frisa o enfermeiro do Centro de Oncologia da APAMI, Paulo Loivo. “A expectativa nossa é de que, daqui para frente, possamos pensar em outras iniciativas deste porte que sempre contemplem a prevenção”, complementa.

No caso das mulheres que farão o preventivo, o atendimento será por ordem de chegada. O exame é rápido, dura cerca de 15 minutos. A perspectiva é de que os resultados sejam entregues em até oito dias. Avaliações que não apresentarem alterações, as pacientes serão orientadas a buscar o serviço de saúde da unidade mais próxima de suas residências. Já aquelas mulheres que tiverem alguma modificação no resultado, será agendada uma consulta com especialista do próprio Centro de Oncologia.

“Os exames preventivos foram marcados com antecedência, através de inscrições que duraram uma semana. Ao todo, serão cem mulheres atendidas. Elas receberão senhas por ordem de chegada. Quando saírem da sala de coleta, estas mulheres receberão orientações através de palestras que serão realizadas durante a ação”, acrescenta Paulo Loivo.