Promover a conscientização da identificação e do diagnóstico precoce do câncer de mama, essa é a principal meta da Caminhada e Corrida de RuaOutubro Rosa. O evento tem o objetivo de envolver diretamente milhares de pessoas gerando a consciência da importância da atividade física para o tratamento da pessoa com câncer e como prevenção.
O evento que nasceu em 2012 corresponde a realização de diversas atividades de conscientização, culminando com a realização de dois percursos de 5km e 10km. Ele também tem a função social de contribuir através da fonte arrecadada para a construção do Hospital Dom Tomás.
Sendo o segundo câncer mais comum em mulheres, a doença nas mamas tem como fator de risco a idade. As taxas de incidência aumentam consideravelmente após os 40 anos, mas ainda são considerados fatores como a vida reprodutiva da mulher que envolve a menarca precoce (primeira menstruação), nuliparidade, idade da primeira gestação (a partir dos 30), uso de anticoncepcionais orais, menopausa tardia, reposição hormonal, histórico familiar, entre outros.
No Outubro Rosa, mês em que se intensifica a campanha de conscientização dos cuidados, são ressaltadas a importância de cuidados como a realização de exames específicos como a mamografia, o toque que pode ser feito pela própria mulher, além de fatores que estão associados ao baixo risco de desenvolvimento da doença como amamentação, prática de atividades físicas e alimentação saudável.
A Corrida e Caminhada é realizada através da parceria entre a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e a Infância (APAMI), o Centro de Oncologia Dr. Mucini, a Unidade Executiva de Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Tv Grande Rio de Telecomunicações.
Comentários não são permitidos.