Mastologista explica importância da atividade física associada à prevenção e tratamento do câncer de mama

img_8127O mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama chegou e durante outubro, diversas ações acontecem ao redor do mundo sobre a importância do cuidado e prevenção do câncer que mais acomete as mulheres: o câncer de mama. Em Petrolina, como nos demais anos, a data é marcada com a Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa, que acontece como forma de reforçar um dos fatores de prevenção, a atividade física.

Associada à alimentação e práticas saudáveis, a atividade física contribui com o controle do peso, mantendo o índice de massa corpórea (IMC) em nível adequado. Segundo o médico mastologista da Apami, Jomário Macedo ao sair do sedentarismo é possível aumentar a qualidade de vida. “Quando a pessoa pratica alguma atividade física regularmente isso auxilia na diminuição dos níveis de gordura corporal, hormônios circulantes e níveis séricos de insulina e IGF-1, além de aumentar a resposta imune”, explicou.

img_8132Como é fundamental na prevenção, a atividade física também é fator positivo associado ao tratamento do câncer. De acordo com o mastologista, uma pessoa em tratamento do câncer de mama deve realizar pelo menos 30 minutos de atividade. “Uma pessoa em tratamento do câncer de mama pode e deve realizar alguma atividade, idealmente todas as pessoas devem praticar pelo menos 30 minutos de atividade física de 5 a 7 dias por semana”.

A Caminhada e Corrida de Rua, evento realizado pelo Centro de Oncologia/Apami em parceria com a TV Grande Rio e o Sesc, acontece no próximo domingo (16) com largada da orla de Juazeiro/BA e chegada no Sesc em Petrolina.

Texto e Foto: Juciana Cavalcante

Assessoria de Comunicação
10/10/2016