Grupo de Humanização

O Centro de Oncologia conta com um grupo de humanização. A proposta é acolher o paciente desde o momento em que ele recebe o diagnóstico até sua alta, possibilitando com que o tratamento possa ter o melhor resultado possível. Composto por profissionais da área de Enfermagem, Serviço Social, Nutrição, Psicologia e setor administrativo, o grupo se reúne semanalmente para delimitar ações que serão direcionadas junto aos pacientes e também seus familiares.

“Assim que recebemos o paciente nós fazemos um levantamento completo: quem é ele, de onde vem, se tem algum familiar acompanhando. Uma vez traçado este perfil, passamos a acompanhá-lo durante todo o tratamento, dando orientações, encorajando-o. Fazemos com que ele entenda que ali está não apenas como um paciente, mas sim como um ser humano,que está inserido dentro de um contexto e que vai ser auxiliado no que for possível”, enfatiza a enfermeira e integrante do grupo de Humanização do Ceonco, Isabel Cristina dos Santos.

A atenção especial tem surtido efeito junto aos pacientes. “A gente percebe o fortalecimento da fé deles no tratamento. Claro que quem recebe uma notícia dessa chega com o psicológico abalado. Mas tendo esse acolhimento, em poucas sessões já percebemos o quanto eles mudam, ficam mais confiantes e isso tem um reflexo positivo no tratamento”, enfatiza a enfermeira.