Exames preventivos serão disponibilizados no Centro de Oncologia

Até o próximo dia 04 de abril, mulheres a partir dos 15 anos poderão se dirigir até o Centro de Oncologia da APAMI, situado no bairro Gercino Coelho, para agendar exame preventivo que será realizado no dia 05 de abril (quinta-feira Santa). A iniciativa faz parte do Dia Mundial de Combate ao Câncer. Serão disponibilizadas cem vagas para o preventivo. Para marcar a consulta, as interessadas devem procurar o Centro de Oncologia no turno da tarde.

No dia específico da ação, o atendimento acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h. A previsão é de que os resultados sejam entregues em oito dias. No caso das mulheres em que os resultados sejam normais, elas serão direcionadas para as unidades de saúde dos bairros. Já se a avaliação de alguma paciente mostrar alteração, será agendado um atendimento com médico especialista do próprio Centro de Oncologia.

Além da realização do exame preventivo em mulheres, o cronograma de atividades do Dia Mundial de Combate ao Câncer inclui ainda palestras sobre hábitos saudáveis de vida, dicas e avaliações nutricionais, orientações para o auto exame da mama, distribuição de folder, teste de dosagem  de glicemia, exposição de fotos, dentre outros.

Os trabalhos de conscientização junto à população serão desenvolvidos pela equipe do Centro de Oncologia da APAMI e contarão ainda com o auxílio de alunos de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Câncer de Cólo do Útero –Segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados para 2012 no Brasil, os registros de pelo menos 17.500 novos casos de câncer do cólo do útero, terceiro tipo mais comum da patologia entre mulheres. Na região do Vale do São Francisco, em 2011, 15 casos foram acompanhados.