ALIMENTOS FUNCIONAIS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER

Por Ariane Duarte

Nutricionista- Centro de Oncologia Dr. Muccini
Alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, além de prevenir e cuidar de muitas doenças também promovem o bem-estar físico e mental para quem os ingere. O termo alimento funcional foi primeiramente introduzido no Japão em meados dos anos 80 e se refere aos alimentos processados contendo ingredientes que auxiliam funções específicas do corpo, além de serem nutritivos.
O ideal seria que as pessoas utilizassem mais vegetais, frutas, cereais integrais em sua alimentação, já que grande parte dos componentes ativos estudados estão contidos nestes alimentos. Uma dica é substituir em parte o consumo de carne de vaca, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha, por soja e derivados (especialmente carne de soja e isolados protéicos de soja) ou peixes ricos em ômega 3.
O câncer é uma doença crônica multi causal. Ele deve-se ao crescimento excessivo e desordenado das células que, por conta deste crescimento, adquirem progressivamente características que lhe permitem invadir os tecidos do organismo. Principal causa de mortalidade no mundo, alguns de seus fatores de risco estão relacionados ao estilo de vida: tabagismo, uso de entorpecentes e de bebidas alcoólicas em excesso,sedentarismo, obesidade e maus hábitos alimentares.
Conheça alguns alimentos funcionais que atuam em nosso organismo promovendo qualidade de vida:
– Azeite de oliva x câncer de mama
Os polifenóis contidos no azeite extra-virgem de oliva são responsáveis por programar a morte de células cancerígenas, diminuindo a expressão de genes pró-cancerígenos. A quantidade sugerida é de duas colheres de sobremesa ao dia.
– Brócolis x câncer de mama
Os componentes contidos no brócolis inibe a proliferação de células tumorais. Outros vegetais que podem também ser benéficos como o brócolis são o repolho e a couve-flor. O ideal é a ingestão de ½ xícara de chá ao dia.

– Tomate x câncer de pulmão, útero, próstata e boca
Além de vitamina C, o tomate é uma das mais ricas fontes de licopeno flavonóide– o que lhes confere a sua cor vermelha – e que demonstrou defender o organismo contra o câncer de pulmão, útero, próstata e boca. Para que tenha esse efeito, é necessário o consumo de 3-4 rodelas de tomate cozidos por dia.
– Alho x câncer
Os compostos de enxofre demonstram proteger contra o câncer, por neutralizar agentes cancerígenos e retardar o crescimento tumoral. As mulheres que consomem alho pelo menos uma vez por semana, também têm uma incidência 32% menor de câncer de mama.
– Laranjas x câncer de pulmão e estômago
Por serem ricas em vitamina C, as laranjas também possuem muitos outros compostos anti cancerígenos. O consumo regular de laranjas (1 fruta ao dia, ou 1 copo de suco) está associado significativamente ao menor número de câncer de pulmão e estômago.
-A soja e seus derivados x câncer de pulmão e de próstata
Por serem fontes de isoflavona (substância que apresenta semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos).
-A linhaça também tem suas propriedades protetoras, pois é fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama, próstata e colo do útero. Além de auxiliar na constipação e no controle de hipercolesterolemias.
Uma alimentação baseada no consumo regular de alimentos ricos nestes compostos representa a melhor arma para a prevenção do câncer.